Vem aí o C6 Fest, festival internacional de música patrocinado pelo C6 Bank

Se você curte rock, soul e jazz, vai gostar da notícia. O C6 Fest, oferecido pelo C6 Bank, está chegando. Programado para maio de 2023, o novo festival internacional acontecerá simultaneamente em São Paulo, no Parque Ibirapuera, e no Rio de Janeiro, no Vivo Rio.

Fruto de uma parceria com a Dueto Produções, o evento trará grandes nomes da música, como a cantora Samara Joy, vencedora do Grammy 2023 de artista revelação.

“Com o C6 Fest, queremos oferecer uma experiência única para o público e contribuir para a consolidação do cenário de grandes festivais no Brasil.”, explica Alexandra Pain, head de marketing do C6 Bank.

O que é o C6 Fest?
O C6 Fest é um novo festival internacional de música, que acontecerá em São Paulo e Rio de Janeiro. Veja a seguir quais as datas e os locais:

Parque do Ibirapuera: 19, 20 e 21 de maio;
Vivo Rio: 18, 19 e 20 de maio.

Como garantir os ingressos?
Clientes C6 Bank terão acesso à pré-venda entre os dias 2 e 4 de março. Mas os benefícios não param por aí. Pagamentos com o cartão de crédito do banco garantem 20% de desconto (não cumulativo).

A venda para o público geral se iniciará no dia 5 de março. Além disso, todos os interessados poderão garantir entradas de forma separada ou em pacotes com diferentes configurações (veja mais abaixo).

As compras podem ser feitas de forma on-line (São Paulo e Rio de Janeiro) ou presencial nos seguintes pontos de venda:

São Paulo
Bilheteria Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista
Das 13h às 19h de terça à domingo

Rio de Janeiro
Bilheteria Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rj
Das 13h às 19h de terça à domingo

Quais as atrações do festival?
No festival será possível encontrar atrações consagradas e revelações do rock, soul e jazz. Dentre os nomes confirmados estão:

Samara Joy
Samara Joy é a cantora de jazz nova-iorquina que ganhou o prêmio de Artista Revelação no Grammy 2023. Com 23 anos, lançou seu segundo álbum em 2022, intitulado “Linger Awhile”, premiado como melhor álbum de jazz com vocais. Em 2019, venceu o Concurso Internacional de Jazz Vocal Sarah Vaughan e, depois de alguns anos, foi eleita a Melhor Artista Revelação pela revista JazzTimes.

Tim Bernardes
Tim Bernardes é um cantor brasileiro que traz em suas canções influências da música brasileira dos anos 1960 e 70. Além disso, em suas músicas intimistas e banhadas de verdades, reflete a influência de bandas como The Beatles e The Beach Boys. No C6 Fest, ele fará uma homenagem inédita à Gal Costa.

Weyes Blood
Weyes Blood é uma californiana de 34 anos que está, constantemente, revolucionando a música folk. Sua voz de soprano remete às cantoras dos anos 1960, como Joan Baez. Suas canções falam da solidão, desilusões amorosas e sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres na modernidade.

Kraftwerk
Kraftwerk é a banda pioneira da música eletrônica, formada em 1970, em Düsseldorf, Alemanha. O grupo é reconhecido por muitos críticos como precursor da dance music moderna. Suas músicas, muitas vezes cantadas através de um vocoder (funciona como um codificador vocal) ou geradas sinteticamente, retratam temas relacionados à vida urbana e à tecnologia.

1973
Encontro de diversos artistas para celebrar o ano de 1973, que foi extremamente criativo, com diversos sucessos de Caetano Veloso, Raul Seixas, Tom Zé e muito mais. Dentre os convidados estarão Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Linn da Quebrada, Jadsa e Giovani Cidreira.

Arlo Parks
Arlo Parks é uma artista britânica que usa a poesia como inspiração para suas canções que misturam indie, pop, folk e R&B. Ela já recebeu o Mercury Prize, em 2021, por seu primeiro álbum, Collapsed in Sunbeams. Após sua apresentação no C6 Fest, lançará seu segundo trabalho, intitulado My Soft Machine.

Black Country, New Road
A Black Country, New Road é uma banda de rock britânica formada em 2018. Suas músicas possuem um toque de indie, porém carregam influência de Steve Reich e do free jazz de Ornette Coleman. Seu segundo álbum, Ants up There chegou ao terceiro lugar das paradas britânicas e ficou na lista de melhores do ano.

Blick Bassy
Blick Bassy é um cantor e compositor camaronês que cresceu ouvindo artistas como Marvin Gaye, Silberto Gil e Skip James. Suas músicas trazem predominantemente o Bassa, língua materna de Blick, e destacam-se pela diversidade sonora e pela densidade.

Caetano Veloso
Caetano Veloso é um dos fundadores do movimento tropicalista e um patrimônio histórico da música brasileira. Com 30 álbuns de estúdio e inúmeros prêmios internacionais ao longo de quase 60 anos de carreira, o artista apresentará no C6 Fest o show baseado em seu último trabalho, o álbum Meu Coco.

Christine and the Queens
O cantor e compositor transsexual “Chris” ou “Redcar” é o fundador do grupo Christine and the Queens e é um dos mais populares nomes da música francesa. Ao longo de 12 anos de carreira, lançaram quatro EPs e três LPs, sendo que o álbum Chris foi considerado o disco do ano pelos jornais The Guardian e The Independent. No Brasil, será apresentado o show do trabalho mais recente, o disco Redcar les Adorables Étoiles.

Domi & JD Beck
Grupo formado pela tecladista francesa Domi Louna, de 22 anos, e o baterista americano JD Beck, de 18 anos. O álbum de estreia foi gravado em 2022 e atingiu o topo da parada Billboard na categoria Jazz Contemporâneo. O projeto é uma ponte entre o jazz-rock mais progressivo e a geração Z, com participações de Herbie Hancock, Snoop Dogg e Busta Rhymes.

Dry Cleaning
O Dry Cleaning é um grupo inglês que teve seu álbum de estreia, New Long Leg, no quarto lugar na parada geral do Reino Unido. O estilo das músicas da banda é muito comparado a grupos como Joy Division e Siouxsie and the Banshees.

Jon Batiste
Jon Batiste é um multipremiado pianista e cantos, com cinco trabalhos de estúdio e nove EPs, além de diversas colaborações com artistas como Stevie Wonder, Prince, Lenny Kravitz, Ed Sheeran e Mavis Staples. Ele é o segundo compositor negro da história a ganhar uma estatueta do Oscar por composição. Além disso, seu último álbum de estúdio, Batiste, We Are (2021), foi indicado a 11 prêmios Grammy, dois quais ganhou cinco, incluindo Álbum do Ano. O músico é um grande defensor dos direitos humanos, com participação em diversas manifestações, além de integrar a lista das 100 pessoas mais influentes de 2022 da revista Time.

Julian Lage
Segundo uma definição do The New York Times, Julian Lage é um músico “dono de uma facilidade técnica imperturbável e uma curiosidade aparentemente sem limites”. O californiano está entre os mais criativos guitarrista de sua geração, conhecido por misturar estilos, tempos, tonalidade e texturas que transitam entre o jazz, música clássica e o pop.

Mdou Moctar
Mdou Moctar é o nome artístico de Mahamadou Souleymane. Ele apresentará no C6 Fest o gênero batizado de “blues do deserto”, com a intersecção entre a cultura tuaregue e o pop contemporâneo.

Model 500 live by Juan Atkins
Juan Atkins batizou de “techno” o som eletrônico que começou a desenvolver em Detroit, em 1985, quando adotou o nome artístico de Model 500 e lançou seu primeiro álbum, considerado a primeira produção do movimento da “dance music”. Conhecido pela habilidade de fazer as máquinas “falarem”, o artista se tornou fenômeno cultural de massa.

Nubya Garcia
A saxofonista londrina Nubya Garcia traz influência sonoras de Sonny Rollins e John Coltrane ao reggae do Steel Pulse. Seu trabalho é conhecido por misturar a escola tradicional do jazz com o dub e ritmos latino-americanos. Em 2021, lançou o álbum Source, eleito pelo site de música Pitchfork como “melhor música contemporânea do ano” e listado pela revista Rolling Stone como o álbum do mês.

Russo Passapusso & Nômade Orquestra com BNegão e Kaê Guajajara
A Nômade Orquestra é do ABC paulista e possui um trabalho autoral instrumental com referências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais. O projeto Vox Populi, de 2019, marcou uma série de encontro com prestigiadas vozes da música contemporânea, como Russo Passapusso (Baiana System), que comandará o show no C6 Fest, com a participação da cantora Kaê Guajajara e do cantor BNegão.

Terno Rei
Banda formada em São Paulo que ficou conhecida pelo álbum Violeta, lançado em 2019. O mais recente, Gêmeos, teve ótima repercussão da crítica especializada, figurando em praticamente todas as listas de melhores do ano.

The Comet is Coming
O trio de Londres, The Comet is Coming, incorpora elementos de jazz, música eletrônica, funk e rock psicodélico. O grupo traz ao Brasil o show do seu terceiro álbum, o Hyper-Dimensional Expansion Beam.

The War on Drugs
The War on Drugs é uma das bandas mais emblemáticas do indie rock contemporâneo. Influenciado pela música de Bob Dylan, Tom Petty, Sonic Youth e Bruce Springsteen, o grupo se caracteriza pelo uso intenso de guitarras e sintetizadores. Além disso, é considerado um dos grandes condensadores do rock’n’roll do século XXI.

Tigran Hamasyan Trio
Tigran Hamasyan é um compositor e pianista nascido na Armênia. Ele mistura em suas canções a tradição e folclore do leste europeu com as sonoridades contemporâneas, do jazz ao heavy metal.

Tributo ao Zuza
Orquestra Ouro Negro com Mônica Salmaso, Fabiana Cozza e Gabriel Grossi.

Zuza Homem de Mello foi a primeira pessoa a quem a Dueto pediu ajuda em 1984, quando as irmãs Sylvia e Monique Gardenberg, com 22 e 23 anos, tiveram a ideia de realizar um festival de jazz no Brasil. Durante quase quatro décadas, o musicólogo esteve à frente da curadoria dos festivais criados pela produtora. O C6 Fest presta sua homenagem especial a ele com a renomada orquestra Ouro Negro, que reunirá Mônica Salmaso, Fabiana Cozza e Gabriel Grossi para interpretarem as músicas do genial Moacir Santos (1926-2006), um dos compositores preferidos de Zuza.

Underworld
Os galeses de Underworld ajudaram a revolucionar a cena eletrônica britânica no final da década de 80. Foram consolidados em 1996, quando a música Born Slippy (Nuxx) se tornou hino de uma geração ao entrar na trilha sonora do filme Trainspotting. Além disso, encabeçaram os lineups de festivais como Coachella, Glastonbury e Summer Sonic.

Xênia França
Xênia França é uma cantora e compositora do recôncavo baiano que teve seu primeiro álbum, Xênia, indicado ao Grammy Latino em duas categorias (Álbum pop contemporâneo e Canção em língua portuguesa). Em 2022, lançou seu segundo álbum, Em Nome da Estrela, se consolidando como uma referência do afrofuturismo na música brasileira.

Como será a divisão dos espaços?
Em São Paulo, o C6 Fest terá quatro palcos para receber as atrações. São eles:

Tenda Heineken
Com capacidade para 5 mil pessoas, sediará de sexta a domingo 11 shows de atrações dos mais variados gêneros musicais.

Auditório Ibirapuera
Palco para sete espetáculos, o Auditório Ibirapuera tem capacidade para 800 pessoas e receberá atrações apenas na sexta e domingo. Todos os artistas que vão se apresentar no local têm perfil mais intimistas, como alguns dos nomes mais representativos do jazz contemporâneo.

Plateia Externa do Auditório Ibirapuera
O palco reversível localizado no fundo do Auditório Ibirapuera e de frente para um enorme gramado comporta até 15 mil pessoas. No sábado, o espaço receberá atrações renomadas da música eletrônica, enquanto no domingo haverá dois shows temáticos com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso.

PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileiras
PACUBRA é o prédio modernista assinado por Oscar Niemeyer, vizinho do edifício da Bienal. Em seu subsolo, hospedará um lineup com DJs de todo o mundo. Além disso, o térreo, intitulado Village, servirá como ponto de encontro do público, com praça de alimentação, experiências e ativações.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o C6 Fest acontecerá no Vivo Rio, localizado no Parque do Flamengo e com capacidade para 4 mil pessoas.

Descubra aqui a programação completa do C6 Fest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Nômade Festival acontece em maio no Parque Villa Lobos
Next post Jain, a cantora francesa de ‘Makeba’ vira hit no TikTok